terça-feira, 26 de junho de 2012

Overdose de basquete!!!


Como informado na semana passada fiz minha viagem para São Sebastião do Paraíso. Cidade do sudoeste mineiro, muito acolhedora e de boa comida, ela se mostrou dotada de uma estrutura excelente para a prática do basquetebol.
Viajei na noite de sexta, especificamente no último dia 15, para Ribeirão e peguei o primeiro ônibus por volta das cinco horas no dia seguinte. Da rodoviária passei pelo café e fui direto para a Arena Olímpica, local em que fiquei alojado.
A Arena Olímpica tem uma estrutura impressionante! Por fora de beleza suntuosa e por dentro composta por bons alojamentos, academia e excelente quadra de basquetebol...



Fiquei bastante impressionado em conhecer tal centro de treinamento de ponta e a primeira coisa que me veio a cabeça foi que deveríamos ter pelo menos um desses em cada região de nosso país. Pois penso que diante da extensão de nossa nação deveríamos ter pelo menos cinco seleções brasileiras de cada categoria trabalhando de norte a sul do Brasil. Quem sabe um dia, não é mesmo?
Durante o tempo do curso em que realizei, os temas foram variados. Dentre eles destacaram-se: psicologia do esporte, técnica, tática, mídia do basquetebol, tecnologia no basquete e preparação desportiva. Pela manhã íamos ao teatro municipal para a parte teórica do curso e pela tarde participávamos da prática em um complexo esportivo. Na parte da noite torcíamos pelo Brasil na Copa América sub 18 masculina e na TV para o adulto no sul-americano masculino. Quando sobrava algum tempo ainda acompanhávamos as finais da NBA... Ufa! Basquete, basquete, basquete!!! All day long!
Diante de tal experiência, um dos fatos dos quais mais gostei foi o contato com treinadores de várias regiões do país. A propósito, um abraço a todos! Além disso, a oportunidade de estar em contato com treinadores de outros países, a meu ver, também foi bastante produtiva. Destaco aqui nosso colega Juan da Argentina, pois a partir de seus relatos fiquei muito impressionado com a prática do basquetebol naquele país e com muita vontade de viajar para lá a fim de conhecer mais sobre o país e aprender sobre o que eles tem vivenciado em termos de basquetebol.

Além disso, tive a oportunidade de estar com duas pessoas que estão na luta pelo basquete aqui de Brasília, o Ricardo (lance livre) e o Carlinhos (Unb). Que Deus os abençoe nos seus projetos e espero poder contribuir quando necessário!
E finalmente... O que falar de Aito Garcia e Sérgio Hernandez? Segundo e terceiro lugar nas olimpíadas de Pequim! Os caras são feras e na simplicidade nos passaram muito de suas experiências através de conceitos básicos, mas bastante importantes!
O que ficou bem claro no exemplo dos dois é que nada vem fácil e sem trabalho duro, não se alcança bons resultados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário