sexta-feira, 8 de junho de 2012

Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol



Um dos livros que li sobre basquete que mais me chamou atenção foi a obra escrita pelo lendário coach Morgan Wootten, entitulada “Coaching Basketball Succesfully”. A este autor pertence a carreira mais bem sucedida no basquete escolar americano: conquistou cinco campeonatos nacionais em quarenta e seis anos de basquete a frente da DeMatha High School, obtendo o recorde de vitórias.

O livro é voltado para treinadores de todos os níveis e expõe logo no primeiro capítulo a necessidade de se estabelecer uma filosofia de treinamento. Esta seria desenvolvida ao longo dos anos e se iniciaria com as experiências obtidas quando os treinadores ainda eram jogadores.

De acordo com Wootten uma das maneiras de se certificar o desenvolvimento positivo dessa filosofia de treinamento seria avaliando como se portam os treinadores de sucesso. Assumindo, contudo, a premissa de que o sucesso não está apenas atrelado a ganhar títulos. Dessa forma, ele enfatiza a necessidade de comparecer em clínicas e congressos com uma postura sempre faminta pela aprendizagem.

Por conta disso pela terceira vez comparecerei entre os dias 15/06-20/06 a um evento da ENTB (Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol). O evento ocorrerá na cidade de São Sebastião do Paraíso, no interior do estado de Minas Gerais, onde se localiza o centro de treinamento das seleções de base de basquete do Brasil. Durante esse período estará ocorrendo a Copa América de Basquetebol masculino.
Espero aproveitar a ocasião para tomar uma injeção de ânimo, aprender com os mais experientes e obter feedback a respeito das idéias a serem desenvolvidas através do CBC! Além disso, é claro, conhecer futuras estrelas que em breve estarão brilhando pelas seleções principais de seus respectivos países!

“ If you don’t stand for something, you will fall for anything”.
Coach Morgan Wootten

2 comentários:

  1. Muito bom. 3ra vez já?! Ainda vamos juntos como técnicos numa dessas, futuramente. Eu gostaria. Quero saber como tu ficavas nervoso do lado de fora. Hahahaha. Valeu Rafael!

    ResponderExcluir
  2. Tomara que possamos fazer isso um dia! Você seria um ótimo técnico é inteligente e bem mais calmo do que eu. Ficar do lado de forna não é fácil, jogar é bem melhor!

    ResponderExcluir