quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Entrevista com Arthur (Uniceub/BRB) sobre o começo de temporada


Arthur, uma das estrelas do Uniceub/BrB falou para o Candangos da sua expectativa sobre o início da temporada, sua condição física, a recuperação da lesão, o ritmo de jogo e sobre o jogo contra o Minas.




Como andam os preparativos do time de Brasília?

Após o amistoso com o Flamengo, os primeiros jogos pela Liga Sul- Americana e uma viagem para Limeira para enfrentar o time local, o CEUB volta a se apresentar diante de sua torcida em um jogo em que foi vitorioso no final um ponto ou dois. O placar em si não tem muito valor, haja vista que a intenção em um amistoso é dar seqüência ao trabalho em termos de ritmo de jogo, entrosamento, tempo de jogo para os atletas que atuam menos normalmente...enfim valeu!


A equipe do Minas não será uma das favoritas no NBB, mas é uma equipe chata sem dúvida. Apesar de amistoso o jogo teve momentos tensos, pelos encontrões proporcionados pelo contato físico e pela bola de três arremessada pelo armador americano da equipe mineira nos últimos dois segundos de partida e que milagrosamente, não entrou.

A verdade é que a vida de campeão do CEUB, não tem sido fácil. O modelo adotado pelo basquete brasileiro deixa os torneios regionais muito fracos, numa NBA por exemplo você sempre tem a oportunidade de fortalecer sua equipe através do DRAFT. Claro que nossa realidade é outra, mas creio ser importante rever nosso modelo de trabalho que acaba criando abismos entre equipes e diferentes regiões do país. Aqui basicamente só conseguimos ter um campeonato regional disputado em São Paulo, nos outros estados a diferença entre as equipes é gritante.

O que falta em Brasília?

Ainda estamos longe do ideal, Brasília hoje é a capital do basquete por ter a equipe campeã, mas não por ter o melhor trabalho com o basquete. Quando digo isso me refiro a falta de investimento, de organização, de política públicas, de apoio de instituições públicas e privadas. Material humano: técnicos e jogadores, nunca faltou! A base não tem tido campeonatos organizados pela federação há algum tempo, os esforços estão sendo feitos por intermédio de algumas instituições. E o campeonato adulto da cidade não proporciona adversários reais para o campeão brasileiro.

Tal realidade força o detentor do título nacional a peregrinar atrás de jogos e correr atrás das equipes que conseguem se preparar para o NBB através dos estaduais.

Que possamos consolidar de fato o trabalho de base da cidade através do aumento da quantidade de equipe, assim como a qualidade das mesmas, além da continuidade desses jogadores e jogadoras até o adulto, tendo a perspectiva de gerar mais equipes profissionais!





http://soundcloud.com/dashboard

Nenhum comentário:

Postar um comentário